domingo, 13 de maio de 2007

PAPA NO BRASIL

Ele veio. Foi amplamente anunciado. Claro que não veio a toa. Ele veio porque o Brasil está perdendo católicos para os evangélicos. Não sou católico nem evangélico. Não puxo sardinha pra ninguém. Apenas analiso algumas coisas que observo.

Fui educado em colégio católico até meus 14 anos. Tive toda a educação complementada pelas aulas de religião. E a experiência de atuar como Secretário de Cultura me levou a conhecer também os evangélicos. Toda religião é boa, pode ter certeza.

Mas por que a Igreja Católica se recicla tão lentamente? Por que não acompanha essa evolução de nossa sociedade a passos largos, tal qual deveria?

Não vou mergulhar em discutir profundamente cada doutrina, mas no último aniversário de Itapetininga fui em uma missa (católica) e um culto (evangélico).

Quanta diferença!!! Há tempos não participava de nada. Meus contatos com Deus, com exceção de minhas orações e vibrações, se resumiam a palestras espíritas que procurei ser assíduo semanalmente, porém o trabalho e minhas falhas (principalmente elas) me afastaram um pouco recentemente.

Por isso a comparação é essa, pobre mesmo, mas que segundo meus amigos evangélicos e católicos representa bem a diferença entre as duas. Os católicos continuam com rituais: ajoelhar, rezar decorado, falas genéricas, sem direção, gramática ultrapassada e nada de jovens.

Os evangélicos, diferentes! Discurso direto, olho no olho, quem fala interage com os fiéis, gramática atualizada, linguagem coloquial, rituais básicos e orações espontâneas.

Dá pra competir? Não dá! Acordem católicos. A doutrina é maravilhosa, como todas as outras, mas está fadada ao fracasso.

O Papa veio e não empolgou, a verdade é essa. Minha família inteira é de Guaratinguetá, cidade vizinha à Aparecida. Há tempos estou me programando pra passar o Dia das Mães lá. Mas quando vi o itinerário do Papa, pensei: Xi, vou ter que desistir. As autoridades recomendavam muito planejamento, esquemas especiais de trânsito foram montados, polícias militar, civil, federal, exército, guarda, mais de 30.000 ônibus eram aguardados.

Fiquei pasmo. Pensei: não vou. Mas minha dor de órfão falou mais alto. Estou um pouco sensibilizado pela década recém completada sem mãe. Pensei: vou de moto. Se estiver um caos o trânsito, pelo menos eu corto e chego lá...

Que nada! Tinham fiéis? Tinham muitos deles... Mas a estrada estava vazia, mais do que de costume.

Agora, o pior ainda está por vir: o domingo era o dia mais aguardado. Meu primo Dinho, advogado na cidade, me pediu: me leva até a Basílica? Preciso receber de um cliente comerciante do local, acho que hoje é um bom dia... Aproveitamos e andamos de moto...

Pois bem. Fomos. E cadê o dinheiro? O vendedor de santos, estatuetas e outras bugigangas tem também um hotel na cidade. Segundo ele, alardearam tanto que os fiéis cancelaram reservas. O cara ficou a ver navios. Mas e a lojinha? Xé... hoje foi pior que domingo normal. Voltamos sem dinheiro.

5 comentários:

Fabio Sacco disse...

Leia sobre o Padre Marcelo. Ele não pode se aproximar do Papa. Talvez porque seja considerado um ´´rebelde´´, que ainda consegue manter acesa a chama do catolicismo entre os jovens.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u92355.shtml

Fabio Sacco disse...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u92355.shtml é o endereço certo

Fabio Sacco disse...

não tá saindo o endereço correto

depois de brasil e barra/

digite

ult96u92355.shtml

Fabio Sacco disse...

e tem a enquete també, achei o máximo:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/barbaragancia/enquetes/?id=1392

Fabio Sacco disse...

http://noticias.uol.com.br/ultnot/

barbaragancia/enquetes/?id=1392

tem que emendar um com outro, o endereço não sai inteiro, não sei porque